quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Light lança Programa Rio Energia 2016
Evento discute projetos energéticos eficientes para Copa 2014 e Olimpíadas na Cidade do Rio de Janeiro


Na próxima quarta-feira (10/02), a Light lançará o Programa Rio Energia 2016, que vai desenvolver projetos de cogeração e infraestrutura energética no Rio de Janeiro, visando, principalmente, a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016 na Cidade Maravilhosa. O evento tem a coordenação da Light Esco, empresa de comercialização, infraestrutura e serviços de energia da Light, e apoio da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen). O Rio Energia 2016 pretende criar um ambiente de negócios e formatar sólidas parcerias de maneira a viabilizar projetos eficientes de energia para os empreendimentos que envolvam os dois grandes eventos, assim como o desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro.

O Rio Energia 2016 será lançado na sede da Light, na Av. Marechal Floriano, 168, Centro, a partir das 8h30. O programa contará com a participação de empresas convidadas afiliadas à Cogen, entre elas a General Electric (GE) e a Siemens, que farão apresentações sobre as experiências que já obtiveram nos últimos jogos olímpicos. Na oportunidade, também será assinado o Termo de Adesão pelos parceiros interessados, bem como serão discutidos os próximos passos para implantação do programa.


“O total de projetos públicos e privados nos próximos seis anos, tais como o Complexo Olímpico da Barra, representarão investimentos para o estado do Rio de Janeiro de aproximadamente R$ 78 bilhões e um consumo adicional anual de energia, somente na área da Light, de cerca de 1.555 GWh em 2016, o que mostra o enorme potencial de negócios em energia para o desenvolvimento da cidade e do estado”, afirma Marco Antonio Donatelli, Superintendente da Light Esco.

“Os eventos Copa 2014 e Olimpíadas 2016 representam importantes oportunidades de negócios para as empresas associadas da Cogen, que apoiará institucionalmente o Rio Energia 2016 com participação expressiva de empresas associadas”, informa Carlos R. Silvestrin, Vice Presidente Executivo da Associação.

Light Esco

A Light Esco é a empresa de serviços de energia do Grupo Light e atua em todo território nacional. Como comercializadora, opera no mercado livre com volume de energia anual negociada de cerca de 1.700 GWh para consumidores livres com instalações em vários estados, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro. Como empresa de serviços de energia elétrica e infra-estrutura, desenvolve e implanta projetos de eficiência energética, cogeração, gestão de utilidades e construção de ramais e subestações para os clientes.

A Light Esco é a pioneira no Brasil na implementação da solução tipo District Cooling (Centrais de produção e distribuição de água gelada), a mais eficiente em termos energéticos e operacionais para o condicionamento ambiental, em larga escala, de grandes conjuntos de prédios. Na área de climatização, a Light Esco atua em shoppings centers, hotéis, condomínios e estabelecimentos empresariais.

Cogen

A oportunidade e a necessidade de uma ação convergente dos agentes da cadeia da cogeração, que tem demonstrado interesse no desenvolvimento da cogeração, principalmente, a partir do incremento do uso da biomassa da cana-de-açúcar e do gás natural, motivaram a constituição da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen), com base na bem sucedida experiência para a promoção da cogeração na Comunidade Européia.

A Cogen (www.cogen.com.br) iniciou atividades em 2004, como sociedade civil independente e sem fins comerciais, a partir da convergência de interesses no desenvolvimento da cogeração, reunindo empresas dos setores da agroindústria canavieira, distribuição de gás natural e de energia elétrica e fabricantes e prestadoras de serviço nessa área. Como reconhecimento das atividades e trabalhos desenvolvidos pela Associação desde a sua criação, a Cogen obteve a adesão de novos filiados, tendo atualmente 89 empresas associadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário