sábado, 6 de fevereiro de 2010

Casos reais

Uma reforma, muitos benefícios...
Incidentes levam família a rever a instalação elétrica, medida que aumenta segurança e contribui para a economia de energia

Duas panes elétricas em uma mesma semana foram motivos de grandes sustos para a família Rodrigues. Em uma das ocasiões o exaustor no banheiro foi afetado, o que poderia ter gerado até mesmo um incêndio. O outro incidente aconteceu em uma tomada durante o uso de um secador de cabelos. Em ambos os casos, os disjuntores não funcionaram, pois não estavam corretamente dimensionados.



Mas este erro não era o único no apartamento. Fiação fora do padrão, cabos velhos e ressecados, isolamentos ruins... Uma série de fatores fazia com que as instalações elétricas fossem obsoletas e perigosas.

Pensando na segurança e também aproveitando para tentar reduzir o consumo de energia, o físico Délcio Rodrigues decidiu investir em um check-up elétrico e após a orientação de um engenheiro optou por reformar todo o sistema. “É um apartamento antigo e a situação estava crítica, era necessário adequá-la e torná-la mais segura e moderna”, avalia Délcio.

Ele conta que apesar dos inconvenientes da obra e dos custos, a decisão foi a mais correta e certamente vai lhe trazer muitos benefícios, como a tranqüilidade de viver em um local seguro e a expectativa de uma redução em cerca de 20% em seu consumo de energia, já que há muito tempo notava contas elevadas sem uma justificativa.

O instalador elétrico Domingos Douglas Mendes da Silva, responsável pela reforma, confirma o estado das instalações e aponta os mesmos problemas, comentando que são muito comuns em edificações como estas, com mais de vinte anos. Além dos fios ressecados, de um dimensionamento incorreto e da falta de aterramento, algumas “gambiarras” aumentam os riscos. Neste caso ele cita o uso de disjuntores superdimensionados e o fato de um deles estar ligado diretamente no barramento pelo fato do quadro não comportar a quantidade utilizada.

“Foi um trabalho difícil, pois não havia documentação do projeto original e da planta elétrica, o que nos obrigou a fazer diversos cortes no gesso do teto e alongou a obra para além do prazo previsto”, conta Douglas. Mas a certeza de realizar um trabalho bem-feito, garantindo ao seu cliente uma instalação segura, adequada às normas e acima de tudo mais econômica compensa todos estes transtornos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário